ditadura militar
A literatura pedagógica durante a Ditadura Militar
Foi desenvolvida entre meados dos anos 60 e inicio dos anos 80, com o caminho polifacetado, ou seja, pensamento liberal
Presente estava o escolanovismo piagetiano, tecnicismo pedagógico e o não diretivismo. Estando distante do racionalismo e com olhos críticos em relação à ciência moderna situou se o escolanovismo espiritualista. Querendo escapar do pensamento liberal e direcionando para o socialista algumas pedagogias formaram o escalonovismo popular, surgiram também às teorias critico reprodutivas, a teoria de desescolarizaçao e as teorias antiburocraticas. Na superação do pensamento liberal e seus críticos surgiu dentro do pensamento socialista à concepção histórico critica.
Escolanovismo Piagetiano
Entre final dos anos 50 e meados de 80
Grande numero de publicações sobre educação por Jean Piaget,foram traduzidos para português mais houve traduções dos comentaristas estrangeiros e pedagogos na busca de aplicar teoria da psicologia e epistemologia genética a campos específicos da educação.
Lauro de Oliveira contribuiu para o escolanovismo piagetiano com varias publicações sendo assim divulgado ao professorado, um dos seus livros era “A escola secundaria moderna”com a idéia de traduzir par o plano dos procedimentos didáticos as conclusões pedagógicas da teoria de Jean Piaget divulgados pelo Centro Internacional de Epistemologia Genética.
Para o autor o piagetianismo no Brasil tratava se de uma continuidade em relação a pedagogia nova mais ao mesmo tempo incrementar pois a teoria coloca o procedimento do professor em graus maiores de cientificidade.
A teoria colocou aos professorados uma interpretação do desenvolvimento da criança em fases cronológicas, contribuindo para o campo educacional.
Tecnicismo Pedagogico
Lauro de Oliveira Lima mesmo sendo centrado no escolanovismo piagetiano contribuiu também para essa teoria compondo as vezes de forma