escola e diversidade cultural
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
3 CONCLuSÃO 8 REFERÊNCIAS 9
1 INTRODUÇÃO
O tema diversidade cultural é relevante no atual contexto na educação que prima pelo respeito ás diferenças, á diversidade e a partir do momento em que a escola desenvolve um trabalho voltado para atender a sua clientela heterogênea sem exclusões. A escola não pode isentar-se do compromisso com os mais necessitados e fragilizados por um sistema desumano e preconceituoso. Educar exige além do cumprimento das obrigações, requer uma postura ética que valorize as culturas que vem sofrendo discriminação nos espaços escolares.
Ao longo da história da educação brasileira a escola tem privilegiado a cultura do homem branco e hoje, tem dificuldade para educar valorizando a diversidade. A diversidade deve ser educada na igualdade e isso é um problema a ser enfrentados pela escola que precisa oportunizar e produzir saberes a todos sem distinção em todos os níveis de aprendizagens com diversas estratégias para acolher a todos.
Sua relevância consiste em oferecer um subsídio para os leitores, bem como a construção de conhecimentos essenciais à formação global de professores. O foco principal é compreender como a Escola e o Professor pode contribuir para o desenvolvimento de uma Sociedade mais Justa e Democraticamente Cultural.
Nessa perspectiva, aplicar no cotidiano, na escola, na sala de aula, na comunidade, na realização de projetos que permitam aos alunos uma oportunidade de desenvolver práticas educativas prazerosas, em que serão priorizadas competências essenciais como: participar de atividades em grupo, intercâmbios, ouvir e expressar ideias e sentimentos, reconhecer e respeitar formas de expressão e valores dos outros, utilizar diferentes fontes de informação e procedimentos para busca e organização da informação e muitos