biologia
Slide (2) O desenvolvimento da saúde pública depende dos governos, que elaboram diversos programas de saúde para obedecer aos respectivos objetivos Das várias funções da saúde pública, destacam-se:
(2)- A prevenção epidemio-patológica (com vacinações massivas e gratuitas),
(2)- A proteção sanitária (controlo do meio ambiente e da contaminação),
(2)- A promoção sanitária (através da educação) e a restauração sanitária (para recuperar a saúde). (3) E quando falamos em Saúde publica, consideramos o SUS um dos maiores sistemas de saúde pública do mundo, muitas vezes exemplificado como modelo para outros países.
(3) O SUS foi criado em 1988 pela Constituição Federal, amparado por um conceito ampliado de saúde pública, visando garantir o direito à saúde de toda a população.
Jeisilaine (1,2,3)
(4) (Acrescenta parágrafo 4º ao artigo 15 da Lei nº 5.991, de 17 de dezembro de 1973 Dispõe sobre o Controle Sanitário do Comércio de Drogas, Medicamentos, Insumos Farmacêuticos e Correlatos, e dá outras Providências), para determinar que as Unidades de Saúde do Sistema Único de Saúde, que dispõem de farmácias, drogarias ou dispensários de medicamentos, mantenham profissional farmacêutico habilitado e inscrito nos respectivos Conselhos Regionais de Farmácia, em seus quadros.
(5) O universo de atuação do farmacêutico na área de saúde pública é bastante amplo, passa: pela pesquisa,
Manipulação,
Produção,
Armazenamento,
Distribuição de medicamentos,
Produtos farmacêuticos,
Análises diagnóstico-terapêuticas e de alimentos, além de vigilância sanitária, farmacológica e epidemiológica.
(5) O profissional farmacêutico exercendo estas atividades deverá ser capaz de atuar como