A ESCOLA E DIVERSIDADE CULTURAL
GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA
A ESCOLA E DIVERSIDADE CULTURAL
AVARÉ
2013
A ESCOLA E DIVERSIDADE CULTURAL
Trabalho apresentado ao Curso de Geografia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas:Sociedade Educação e Cultura, Educação e Inclusão, LIBRAS e Seminário I
Profs: Okçana, Giane, Edilaine e Fábio.
AVARÉ
2013
SUMÁRIO
Introdução 3
Como trabalhar a questão da diversidade cultural na escola 3
Considerações Finais 5
Referências 6
Introdução
O Brasil é um país de grande extensão territorial possuindo uma população numerosa e miscigenada graças ao processo de colonização, por isso apresenta também uma grande diversidade cultural em seu povo.
Isso lança para a escola o desafio de educar na diversidade, o que faz com que o currículo seja organizado de forma integrada levando os alunos a analisarem, refletirem e compreenderem os fatos e os fenômenos da realidade social em que vivem.
Mas como trabalhar de maneira que os alunos compreendam a diversidade cultural que os rodeia sem atitudes desafiadoras e preconceituosas sabendo que essas atitudes foram culturalmente construídas ao longo da história da humanidade? Temos que através do trabalho das diferentes disciplinas formar nos alunos a consciência de que a diversidade enriquece nosso país, e que as diferenças devem ser respeitadas. Isso está claro no PCN (Parâmetros Curriculares Nacionais) (1998, p. 117):
Para viver democraticamente em uma sociedade plural é preciso respeitar os diferentes grupos e culturas que a constituem. A sociedade brasileira é formada não só por diferentes etnias, como também por imigrantes de diferentes países. Além disso, as migrações colocam em contato grupos diferenciados. Sabe-se que as regiões brasileiras têm características culturais bastante diversas e que a convivência entre