ESCOLA E DIVERSIDADE CULTURAL
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 3
3 CONCLUSÃO 3
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 3
1INTRODUÇÃO
A diversidade cultural é o que torna o Brasil diferente de norte a sul, pois temos cada região com uma cultura diferente. Provavelmente devido à influência das diversas colônias de imigrantes que chegaram ao Brasil.
Como exemplo na região sul chegaram colônias italianas, marcando com fortes traços desta cultura esta região, por sua vez o nordeste predomina a cultura africana, oriunda dos tempos de colonização do Brasil.
Há também a cultura indígena, que hoje não é tão marcante como antigamente devido ao aumento da população de homens brancos, diminuindo a indígena, porém seus costumes ainda existem nas poucas tribos indígenas brasileiras.
Desta forma o Brasil se caracteriza pela pluralidade cultural, fator positivo que enriquece o país, entretanto ainda existem aspectos negativos como o preconceito, tratando o desconhecido como algo sem valor, fato extremamente prejudicial para a formação de novos indivíduos culturais.
Por isso uma pergunta aparece com resposta simples na teoria, mas complexa na prática. Quem é responsável pela formação cultural de nossas crianças?
A realidade é que a responsabilidade deve ser dividida pela família, escola, sociedade e governo. Porém a escola desempenha papel central, devido ao fato de ser neste ambiente o contato mais próximo de uma criança com as mais diversas culturas existentes no Brasil.
2DESENVOLVIMENTO
Dentre as funções da escola ensinar se sobressai, ou seja, ajudar os alunos a desenvolverem suas capacidades intelectuais.
Para que isto seja feito é necessário que a escola possua bons professores, que sejam capazes de organizar seus conteúdos levando em consideração as diferenças de seus alunos, ou seja, as características individuais, culturais e sociais de cada um.
Nos dias atuais a escola não detém mais o monopólio do saber, hoje é