escola Pedro de morais
Secovi-SP divulga vencedor do concurso "A Cidade Somos Nós"
Projeto vencedor destaca soluções de acessibilidade e dá ênfase aos pedestres e às ciclovias
Mauricio Lima
22/Setembro/2011
O Sindicato da Habitação (Secovi-SP) divulgou, na última terça-feira (20), o resultado do concurso cultural "A Cidade Somos Nós - Propostas para a São Paulo de 2030", que busca estimular soluções criativas sobre o tema e contribuir com planejamento urbano das cidades em 20 anos. O concurso foi realizado em parceria com organização não-governamental norte-americana Institute for Transportation and Development Policy (ITDP).
A área de intervenção proposta foi a Praça da Bandeira e suas conexões com o Largo São Francisco, Praça do Patriarca e Câmara Municipal, no centro de São Paulo, abrangendo um raio de 500 m a partir do terminal de ônibus existente no local. Ao todo, foram 106 inscritos, dentre os quais foram escolhidos seis finalistas.
O trabalho vencedor é de autoria de José Paulo de Bem, Fernanda de Macedo Haddad e Cassia Regina Mariano. O projeto propõe a construção de túneis e a demolição do terminal de ônibus e do Viaduto Doutor Plínio de Queirós. Com isso, a área voltaria a funcionar como uma praça cívica integrada ao Vale do Anhangabaú, entre as avenidas Prestes Maia, Nove de Julho e 23 de Maio.
"Ousado nas propostas, inclusive na extensão para o sistema viário e de transporte, o projeto vencedor tem forte preocupação com acessibilidade, e imprime ênfase aos pedestres e às ciclovias. Também reconhece a importância histórica do local, além de propor construções de uso misto em espaços ociosos", diz o parecer do júri. Além do prêmio em dinheiro e de um troféu, a equipe ganhou um ano de assinatura da Revista AU.
Confira a formação das equipes:
Primeiro colocado: José Paulo de Bem, Fernanda de Macedo Haddad e Cassia Regina Mariano
Segundo colocado: José Tadeu Braz
Link da Imagem