Minerais e Suas Propriedades
O mineral é uma substância natural, sólida e cristalina, geralmente inorgânica, com uma composição química específica. Cada mineral é classificado e denominado não apenas com base na sua composição química, mas também na estrutura cristalina dos materiais que o compõem.
Quando um ou mais minerais se juntam, eles formam as rochas. Como por exemplo: O granito, que é formado por três minerais, que são o quartzo, feldspato, e mica.
Podem ser usados também como exemplos: areia, dobrado, pedra-pomes, basalto, carvão mineral, arenito, mármores, entre outras.
propriedades físicas:
COR: É umas das características mais importantes dos minerais.
Pode variar devido às impurezas presentes na mesma.
Exemplos: Jadeíte e Pirita, Esverdeado e Amarelo- Ouro respectivamente.
Brilho: O brilho é avaliado à vista desarmada e descrito em termos com padrões. Os brilhos são agrupados em: metálico, não metálico ou vulgar. Exemplos:
Brilhos não metálicos:
Ceroso – Brilho semelhante ao da cera.
Nacarado – Brilho semelhante o das pérolas.
Brilhos metálicos:
Metálico - Brilho semelhante ao dos metais, sendo que tem as características dos minerais opacos.
Submetálico - Brilho semelhante aos dos metais, sendo que tem as características dos minerais quase opacos.
Traço: O traço de um mineral fornece uma característica para sua identificação, já que permite que a diferenciação de matérias com mesma cor e mesmo brilho.
Clivagem: É a forma como muitos minerais se quebram seguindo planos relacionados com a estrutura molecular interna
Fractura: É a maneira que se parte um mineral, exceto quando ela é controlada pelas propriedades de clivagem e partição. Também é um elemento importante na identificação do mineral.
Dureza: É a resistência de um mineral à abrasão ou a risco. Apesar de que a variação da dureza não seja gradativa ou proporcional, existe uma escala utilizada para medi-la. Chama-se, escala de Mohs, que consta os seguintes minerais