biodivercidade
Parte 1
O que você pensa quando vê um sapo? Você imagina uma criatura verde, pequena, mal cheirosa, sentada na lama? A maioria das pessoas imagina e é por isso que os sapos se tornaram animais indesejados para muita gente.Mas isto está muito longe de ser verdade. Sapos são animais fascinantes, que vivem em muitos lugares, inclusive no deserto! Lendo estas páginas, você vai ficar sabendo de muitas coisas interessantes que os sapos fazem. Quando você aprender mais sobre esses animais, vai concordar com a gente: sapos são UM BARATO!!
O que? Você não acredita na gente? Então continue lendo e veja você mesmo!
sapos fazem parte de um grande grupo de animais chamados ANFÍBIOS. Os anfíbios passam uma parte de suas vidas vivendo na água e outra parte na terra.
Sapos adultos respiram como a gente, pelos pulmões. Antes de um sapo se tornar adulto ele é chamado de girino. Girinos vivem na água e respiram por guelras, como os peixes!
Sapos comem insetos como moscas e mosquitos, mas também comem peixinhos pequenos, pássaros e alguns comem outros sapos!!
Sapos não bebem água como os humanos. Em vez disso, eles absorvem líquidos pela pele.Por isso eles sempre estão perto de riachos. Quando eles estão longe dos rios eles absorvem água da própria urina, que fica armazenada na bexiga deles!
A pele dos sapos é permeável. Isso significa que substâncias como oxigênio, água e também, muitas vezes, perigosas substâncias químicas podem ser absorvidas por suas peles.
Assim como as cobras, existe um tipo de sapo que troca de pele. Isso é chamado de “muda”. Primeiro o sapo arqueia suas costas até fazer um corte na pele. Com o pé dianteiro ele puxa a pele morta que sai inteira, numa só peça e a come!!
Sapos ouvem tanto quanto a gente, com a diferença que o tímpano deles fica do lado de fora do ouvido.
Sapos são animais de sangue frio. Isso significa que a temperatura de seus corpos muda com a temperatura ambiente. Quando o