Unidades de Conservação Urbanass
1228 palavras
5 páginas
REDE NACIONAL DE UNIDADES DE CONSERVAÇÃO URBANAS-RENUURBUma oportunidade para conservação da biodiverCidade
Miguel von Behr*
A proposta da RENUURB foi aprovada durante o Seminário Internacional “BiodiverCities. Unidades de conservação urbanas: desafio, atores, espaços” realizado no Rio de Janeiro nos dias 29, 30 e 31 de outubro de 2012, com apoio do ICMBio por meio do Diretor de Criação e Manejo de Unidades de Conservação do ICMBio, Pedro da Cunha e Menezes, um dos maiores especialistas quando se trata de unidades de conservação urbanas. O seminário, tendo como anfitriões a PUC-RJ e o Parque Nacional da Tijuca, fez parte do projeto da UNPEC-Urban National Parks in Emerging Countries & Cities, que é financiado pela ANR (Agence Nationale de la Recherche) da França, que permitiu financeiramente a realização do evento. Trata-se de uma programa de pesquisa pluridisciplinar que é coordenado pelo prof. Frédéric Landy da Univ. Paris Ouest Nanterre e Louise Lezy_Bruno, do Instituto Libertas.
Porque a Rede Brasileira?
Todas as unidades de conservação são importantíssimas estratégias para conservação da biodiversidade e melhoria da qualidade de vida das pessoas.
Mas o mundo está cada vez mais urbano. Aumenta o número de pessoas que vivem nas cidades. No Brasil um pouco mais de 85% da população já é urbana. As maiores decisões, inclusive o processo decisório político se define nas cidades. Nesse contexto, as unidades de conservação urbanas, em especial os parques nacionais, estaduais e municipais desempenham um papel pedagógico fundamental no sentido de ter a comunidade aliada na defesa do meio ambiente. Por isso, a necessidade e importância da RENUURB. Como diversos exemplos dessa forte interação cidades-unidades de conservação, temos o Parque Nacional da Tijuca, o Parque Nacional de Brasília, Estação Ecológica de Carijós (SC), dezenas de parques estaduais como Pedra Branca (RJ), Cantareira e Jaraguá(SP), Parque Estadual das Dunas(RN) e Parque Estadual dos Dois