Projeto Meio Ambiente
Reciclagem de pneu de borracha
15/05/2014
Curso: Psicologia
Matéria: Educação Ambiental
Professor: Marcos
Ana Paula Gomes
Daniely
Daniele Rosa
Marina Aparecida da Silva
Thais Cavalcante Maia de lima
Wallace Lourenço Dantas
SÃO PAULO
UNIP 2014
INTRODUÇÃO
O processo de reciclagem de pneu de borracha é tão antigo quanto o próprio uso da borracha da indústria. Em 1909, em Leipzig na Alemanha, havia a trituração e a separação da borracha de vários artefatos. A razão para o crescimento da indústria de reciclagem em 1909 foi à falta de abastecimento da borracha e o alto custo de aquisição de borracha natural.
RESOLUÇÃO
Em 1999 foi aprovada a resolução nº 258/99 CONAMA (Conselho Nacional do Meio Ambiente) que institui a responsabilidade do produtor e do importador pelo ciclo total do produto, ou seja, a coleta, o transporte e a disposição final.
Desde 2002 os fabricantes e importadores de pneus devem coletar e dar a destinação final para os pneus servíveis e inservíveis (que não se consegue usar), os quais devem colocar com a coleta.
A partir de 2002 para cada quatro pneus produzidos ou importados (novos ou reformados) um pneu inservível deveria ser reciclado. A partir de 2003 a relação deveria ser de dois pneus produzidos ou importados (novos ou reformados) para um pneu inservível reciclado. Em 2002 a proporção foi de um pneu produzido ou importados novos, para um pneu inservível reciclado.
Em 2005 a relação cresceu para cada quatro pneus produzidos ou importados novos, cinco pneus usados deveriam ser reciclados, e para cada três pneus importados de qualquer tipo, deveriam ser reciclados e pneumáticos usados.
No quinto ano de vigência dessa legislação, as normas e os procedimentos estabelecidos nesta resolução seriam revisados. Desde 2005 a resolução nº 258/99 encontra-se em processo de revisão pelo