Como identificar propriedades nos minerais?
Ano/Turma:11ºB
Disciplina: Geologia
Designação da Atividade: Como identificar propriedades nos minerais?
Objetivos: Determinar as propriedades físicas dos minerais.
Introdução Teórica: Já foram identificados cerca de 4000 minerais. Geologicamente, os minerais são corpos sólidos com estrutura cristalina (as partículas apresentam um arranjo ordenado), naturais (não há intervenção humana na sua formação), inorgânicos (excluem substancias orgânicas, compostos de C e H), e com uma composição definida ou variável dentro de certos limites, a composição química deve ser sempre a mesma, ou seja, o mineral deve ser formado pelos mesmos elementos, combinados nas mesmas proporções. Existem, no entanto, alguns desvios, pois em certos minerais, devido á semelhança de características de algumas partículas, átomos ou iões, elas podem intersubstituir-se em proporções variáveis. A composição química e a organização estrutural da matéria cristalina conferem aos minerais determinadas propriedades físicas ou químicas que auxiliam na sua identificação. As propriedades físicas podem ser oticas (cor, risca, brilho e diafaneidade/transparência), as mecânicas (dureza, clivagem e fratura) e a densidade.
Cor é a propriedade mais fácil de identificar. Os minerais com cor característica própria são os minerais idiocromáticos e os minerais com varias cores são os minerais alocromáticos.
Risco ou traço corresponde á cor do mineral quando reduzido a pó. Geralmente os minerais alocromáticos têm risca incolor ou cinza clara. Os minerais com brilho metálico e submetálico, regra geral produzem risca de cor escura, por vezes de cor bastante diferente da do mineral. Os minerais de brilho metálico e alocromáticos, geralmente têm risca branca ou acinzentada. Os minerais de brilho não metálico e idiocromáticos têm risca da mesma cor que o mineral, em geral mais esbatida. A diafaneidade corresponde à maior ou menor permeabilidade dos minerais à luz. Estes podem ser: