Relatório Propriedades Físicas dos Minerais
1 - Resumo:
Este presente relatório trata-se de uma aula prática sobre as propriedades físicas dos minerais, realizada no dia 19 de julho de 2013, na sala 305 da Universidade Federal do Pampa - Unipampa, campus Alegrete. Determinando cada uma de suas propriedades consegue-se identificar o mineral estudado, no caso, o quartzo. Várias propriedades são relatadas e identificadas com base na observação ou ensaios descritos no relatório.
2 - Objetivo:
Com base nos ensinamentos obtidos em aula e o auxílio da apostila cedida pelo professor, juntamente com materiais secundários, o principal objetivo é realizar uma observação criteriosa para identificar as propriedades físicas do mineral de quartzo.
3 - Fundamento teórico:
A Mineralogia é a ciência que estuda os Minerais, propriedades físicas, químicas, estrutura molecular, estrutura cristalina, origem, ebulição e meteorização. Georgius Agricola (1494 – 1555) iniciou a sistematização dos conhecimentos dos minerais e é considerado o pai da mineralogia embora não tenha sido um geólogo e sim um médium, a partir daí o interesse da mineralogia se expandiu. Mineral é um corpo natural formado através processos físico-químicos em ambientes geológicos. Para identifica-los, precisamos analisar as suas propriedades físicas utilizando tabelas adequadas. Uma propriedade importante para identificação é conhecer o seu Hábito ou Forma que será o resultado do agrupamento das celas unitárias produzidas de formas diferentes, como, por exemplo, o quartzo tem formato prismático. Se usarmos uma força adequada em um Mineral, ele vai se romper. Esse rompimento pode produzir superfícies planas e definidas de acordo com sua estrutura cristalina, e com essa superfície gerada temos como resultado uma clivagem. Sabemos que esse rompimento ocorre ao longo de suas ligações fracas e que nem todos os minerais