segurança do trabalho
O que é uma especiaria?
Uma especiaria é uma substância, extrato ou produto de planta aromática, fresca ou seca, que se junta aos alimentos para lhes conferir sabor aromático ou picante, ou para lhes realçar o sabor próprio. As especiarias são de origem vegetal (flor, fruto, semente, casca, caule, raiz).
Em Portugal, o comércio das especiarias encontra-se documentado a partir de 1145.
As especiarias mais vulgares são a canela, o gengibre, o cravo, o cravinho, a pimenta e a noz-moscada. Os produtos contendo especiarias secas moídas apresentam fraca força aromatizante, são usados geralmente na ordem dos 0,5-1% no produto final, têm uma natureza celulósica e são frequentemente corados.
Apesar das vantagens de manterem a integridade do sabor, co nterem antioxidantes naturais e apresentarem atividade ante bacteriana, estes produtos variam na cor e no poder aromatizante e demoram tempo a atingir o equilíbrio com o alimento. Isto é, quando o produto é novo não há uniformidade de sabor, existindo zonas com elevadas concentrações de aroma junto às partículas da especiaria, em detrimento de outras áreas com pouco ou nenhum sabor.
Muitas das especiarias eram tão valiosas quanto o ouro e serviam moeda de troca.
Para se preparar uma especiaria basta recolher a planta, secar e moer até ao tamanho pretendido.
Algumas especiarias
Açafrão
O açafrão é um pó de cor amarelado ou avermelhado, é extraído dos estigmas de flores de uma variedade de Crocus sativus, uma planta da família das Iridáceas, e utilizado desde a antiguidade como especiaria.
A variedade de Crocus sativus que se usa para extrair o açafrão é originária da região do mar Mediterrâneo (Turquia) e consumido na culinária da região.
Atualmente, é a especiaria mais cara do mundo, uma vez que para a preparação de apenas alguns gramas se utilizam milhares de flores da planta, processadas manualmente (cerca de 100 mil flores para obtenção de apenas 1 quilo de estigmas).
Canela
A