farmacêutica
“Julio de Mesquita Filho”
Faculdade de Ciências Farmacêuticas
Campus Araraquara
Relançamento de um Produto Cosmético
Docente: Patrícia Mastroiani
Discentes: Ana Paula Borges de Oliveira Eduardo Sinésio Freitas Juliana Vendramini de Paula Oliveira
A História
Quando o assunto é creme hidratante, a primeira marca que vem a cabeça da maioria dos consumidores é a tradicional NIVEA®. Apesar de possuir inúmeros produtos, hoje a marca é reconhecida como sinônimo de creme hidratante. É a personificação da beleza, saúde e bem-estar da mulher.
A história da NIVEA começou com a descoberta revolucionária do Eucerite, esse poderoso tensoativo extraído de cera de lã de ovelha.
Em 1911, o proprietário da farmácia de manipulação Beiersdorf, o farmacêutico Oskar Troplowitz, que até então havia desenvolvido e produzido com sucesso as primeiras fitas adesivas técnicas - o esparadrapo - emplastros medicinais, e a primeira borracha adesiva, dá inicio, juntamente com o químico Isaac Lifschütz (responsável pelo isolamento do Eucerit) e o dermatologista Paul Gerson Unna, o desenvolvimento de um creme para pele, utilizando o Eucerite.
Foi constatado na época, que essa lanolina de origem animal tem baixo potencial alergênico, devido sua composição química compatível com a pele, permitindo que o óleo e água sejam misturados e permaneçam juntos em uma emulsão estável, também confere à pele sensação agradável de emoliência.
Antes dessa descoberta, os cosméticos eram baseados em gorduras animais e vegetais e se decompunham rapidamente. Reconhecendo o grande potencial cosmético da substância, Lifschütz chamou o Eucerite de: “a cera da beleza”, porém o produto final foi batizado como NIVEA - proveniente do latim niveus/nivea/niveum, que significa neve branca, semelhante à cor e a consistência do produto. Figura1