farmaceutica
Lucas Diogo PÁDUA 1
1 Graduando em Farmácia, Faculdade Pitágoras – Campus Poços de Caldas.
E-mail: lucasdiogo_padua@hotmail.com
RESUMO
A avaliação sobre a satisfação dos usuários pode ser considerada como um dos componentes da avaliação da qualidade dos serviços. Importante não confundir avaliação de satisfação e avaliação da qualidade, pois a avaliação realizada pelos usuários não leva em consideração os saberes técnicos do que se entende por qualidade. A avaliação da satisfação leva em consideração três vertentes: estrutura (são os recursos utilizados pelo serviço); processo (são as atitudes tomadas para resolver os problemas dos usuários); resultado (percepção do usuário frente ao serviço prestado).
Palavras-chave: Pesquisa de satisfação; usuário; qualidade.
INTRODUÇÃO
O processo saúde-doença inclui tanto a dimensão coletiva, já que a saúde dos sujeitos é influenciada pela saúde do contexto no qual estão inseridos, como pela dimensão individual, pois o sofrimento e o adoecimento, embora possam ser compartilhados com outras pessoas, são experiências pessoais e singulares (JUNQUEIRA & AUGE; 2006).
A Constituição Federal Brasileira de 1988, conceitua a saúde como "direito de todos e dever do Estado (...)", definindo assim o princípio da universalidade, sendo esse um dos pilares do Sistema Único de Saúde (SUS). O SUS vem sofrendo alterações, sendo uma das principais a sua descentralização, requerendo então um aperfeiçoamento a nível de estados e municípios. Dessa forma a consolidação das ações de Atenção Básica tornam-se fator estruturante dos sistemas municipais de saúde, tornando-se um grande desafio. A assistência farmacêutica é uma grande contribuição para reforçar tal sistema, pois estes tornam-se mais eficientes, pois consolidam vínculos entre os serviços e a população, além de contribuir para a universalização do acesso e a integralidade das ações