Relatório de minerais
Campus Universitário de Jequié
Departamento de Ciências Biológicas
Relatório de aula prática:
Minerais
Jequié - BA
Março - 2012
MINERAIS
Relatório apresentado pelos alunos Ederson Moreira, Lúcio Flávio Freire, Najara Santos, Raviéllen Vieira, Roniel Santos, Taís Batista e Valdineide Braga, como requisito parcial para obtenção de nota na disciplina Geologia Geral, no curso de Ciências Biológicas, na Universidade Estadual do Sudoeste de Bahia. Prof. Dr. Luciano Artemio leal
Jequié - BA
Março - 2012
INTRODUÇÃO
Os minerais podem ser descritos como corpos naturais, sólidos e inorgânicos, resultantes da interação de processos físico-químicos. A estrutura química de cada mineral confere ao mesmo um conjunto de propriedades bastante peculiares, no entanto, a composição química não é o único detalhe observado sua classificação, mas também a natureza cristalina dos materiais que o compõem. Materiais com a mesma constituição química, como por exemplo, o grafite e o diamante, são minerais totalmente distintos em razão de diferenças estruturais em seus arranjos espaciais., ou seja, possuem estruturas cristalinas diferentes.
Os minerais são substâncias, na maioria das vezes, muito comuns. A areia é um exemplo de substancia basicamente composta por minerais. Atualmente já estão catalogados mais de quatro mil minerais.
Para a classificação de um mineral são observadas propriedades físicas que, geralmente, não necessitam de equipamentos sofisticados. São observados aspectos como: Forma cristalina, cor, cor do traço, brilho, clivagem, fratura, dureza e densidade.
No presente relatório estão descritas as principais propriedades observadas nos minerais catalogados, bem como uso industrial e comercial.
OBJETIVO
* Apresentar e descrever as principais características e propriedades físicas e químicas dos diversos