Reconhecimento das Propriedades Físicas dos Minerais
CURSO DE ENGENHARIA CIVIL
AL0028 – GEOLOGIA DE ENGENHARIA
TURMA 40
Reconhecimento das Principais
Propriedades Físicas dos Minerais
Vitor Lima de Bairros
Professor: Wilber Feliciano Chambi Tapauhasco
Alegrete, 20 de junho de 2014.
2
SUMÁRIO
1234567-
RESUMO
INTRODUÇÃO
REFERENCIAL TEÓRICO
METODOLOGIA
RESULTADOS E ANÁLISE
CONCLUSÃO
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
3
4
5
7
9
11
12
3
1. RESUMO
Este relatório tem por objetivo descrever as técnicas realizadas em laboratório, nas quais foram utilizadas para a classificação e reconhecimento dos minerais fornecidos, assim definindo-os conforme sua cor, traço, transparência, brilho dureza, clivagem, fratura e hábito cristalino. Realizamos testes nos minerais fornecidos pelo professor para definir cada item descritivo, comparando as descrições encontradas nos testes com as características do mineral fornecidas pelo professor no final do experimento, podendo assim concluir qual o tipo de mineral analisado.
4
2. INTRODUÇÃO
As propriedades físicas dos minerais dependem de sua composição química e estrutura cristalina. Aprender a reconhecer em amostras de mão os minerais mais comuns da crosta terrestre (aproximadamente 50), principalmente os formadores de rocha, é uma parte importante da disciplina de Geologia da Engenharia. Este reconhecimento é baseado em propriedades de simples determinação, como podemos ver neste relatório.
5
3. REFERENCIAL TEÓRICO
Mineral é uma substância natural formada em resultado da interação de processos geológicos em ambientes geológicos. Cada mineral é classificado e denominado não apenas com base na sua composição química, mas também na estrutura cristalina dos materiais que o compõem. Em resultado dessa distinção, materiais com a mesma composição química podem constituir minerais totalmente distintos em resultado de meras diferenças estruturais na forma como os seus átomos ou moléculas se arranjam