Os minerais
IDENTIFICAÇÃO DE MINERAIS A PARTIR DAS SUAS PROPRIEDADES FÍSICAS E QUÍMICAS
IDENTIFICAÇÃO DAS AUTORAS
CATARINA CENTENO, Nº 10 – 7º A
DATA
4 DE NOVEMBRO DE 2014
DISCIPLINA
CIÊNCIAS DA NATUREZA – 7º ANO
OBJETIVOS
O objetivo desta atividade experimental é identificar minerais a partir de rochas, recorrendo a algumas das suas propriedades físicas e químicas.
INTRODUÇÃO
Um mimeral é um corpo natural, sólido, inorgânico,com uma estrutura cristalina e uma composição química definida.
A distinção e classificação de minerais pode ser feita por análise das suas propriedades / caraterísticas físicas ou químicas. A identificação de um mineral pelas suas propriedades químicas prende-se com o reconhecimento dos elementos que o constituem enquanto que uma caracterização física do mineral é feita a partir de diferentes critérios físicos: cor, risca e brilho - representando propriedades óticas; dureza, clivagem e fratura - como propriedades mecânicas.
Na identificação dos minerais que constam deste relatório, tivemos em conta a seguintes propriedades: - A cor é a caraterística mais evidente na observação dos minerais e a sua observação deve ser realizada à luz natural difusa e em superfícies de fratura recente. Podem-se classificar-se em idiocromáticos, quando apresentam uma cor caraterística e própria em toda a sua superfície ou alocromático, quando não apresentam uma cor constante. - O brilho é o modo como o mineral reflete a luz difusa, quando esta incide sobre uma superfície de fratura recente. Podem considerar-se três tipos de brilho: metálico, submetálico e não metálico. - A dureza consiste na resistência que o mineral oferece ao ser riscado por outro mineral ou por determinados objetos. Esta propriedade é condicionada pela estrutura e pelo tipo de ligações que se estabelecem entre as partículas, pelo que pode ser muito variável. A dureza de um mineral é avaliada em termos comparativos. Determina-se