Propriedades fisicas dos minerais
As propriedades físicas dos minerais são o resultado direto de sua composição química e de suas características estruturais. Com, freqüência estas propriedades são suficientes para a identificação de um mineral desconhecido e, pela facilidade de seu estudo, são de emprego corriqueiro por mineralogistas, tanto no campo como em laboratório.
Acatassolamento: Alguns minerais apresentam, sob a luz refletida, uma aparência sedosa que resulta de muitas inclusões dispostas paralelamente a uma direção cristalográfica. Quando se lapida uma gema, na forma de cabuchão, de um mineral destes, ele é cruzado por um feixe de luz que forma ângulos retos com a direção das inclusões, é exibida pelo olho-de-gato, uma variedade gemológica do crisoberilo.
Asterismo: Alguns cristais, especialmente os do sistema hexagonal, quando vistos na direção do eixo vertical, mostram raios de luz como uma estrela. Este fenômeno, chamado asterismo, origina-se de peculiaridades de estrutura ao longo das direções axiais ou de inclusões dispostas em ângulos retos quanto a estas direções. O exemplo notável é a safira astérica ou estrelada.
Condutividade Elétrica: É a grandeza que exprime a capacidade de um mineral que transmitir a corrente elétrica. O caráter direcional desta condutividade é de grande importância na fabricação de diodos de silício e de germânio, usados para retificar a corrente alternada. O grau de condutividade varia grandemente de acordo com a direção cristalográfica. Assim, orientado cristalograficamente na melhor direção, o pequeno pedaço de semimetal tem um desempenho ótimo.
Condutividade Térmica: A condutividade térmica é a habilidade do mineral em conduzir calor. Ela é uma propriedade vetorial e depende da estrutura interna do cristal. Todos os sistemas, fora o sistema cúbico, são anisotrópicos, ou seja: o calor propaga-se com maior velocidade numa direção e menor velocidade em outra. Sennarmon, através de uma experiência simples foi