A evolução da matemática no Brasil
Vanessa Maria Ragonezi
Claudinéia
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Curso Matemática – MAD 0129
20/08/2013
1 INTRODUÇÃO
Neste trabalho será abordado sobre a evolução do processo ensino-aprendizagem da matemática no Brasil. Como a pratica pedagógica se comportou desde o Brasil - Colônia com os jesuítas onde a matemática era vista como uma disciplina “vã” passando pelas Reformas Educacionais que visavam melhorar os métodos pedagógicos para uma melhor assimilação dos conteúdos e como evoluiu desde então.
2 UM POUCO DE HISTÓRIA...
2.1 BRASIL-COLÔNIA
Neste primeiro período, pouco se tem a relatar sobre a educação matemática no Brasil, já que não havia estrutura nem tão pouco interesse dos colonizadores em abrir escolas. A primeira escola instalada no Brasil foi criada pelos padres Jesuítas, fundada em Salvador no ano de 1549, chamada escola elementar, escolas estas voltadas quase que exclusivamente para a formação católica. Juntamente com a expansão da Companhia de Jesus, outras escolas elementares foram sendo criadas em outras cidades como Porto Seguro, Ilhéus, São Vicente, Espirito Santo e são Paulo de Piratininga. Nas escolas elementares, o ensino da matemática se restringia a escrita dos números e sua forma decimal, operações como adição, subtração, multiplicação e divisão de números naturais. Segundo Gomes (2012), “... havia pouco espaço para os conhecimentos matemáticos e grande destaque para o aprendizado do latim.”
Os jesuítas não viam com bons olhos a matemática, segundo Miorim (1998), “o estudo das relações misteriosas entre números e entre estes e as letras inquietavam os religiosos, além disso, a ‘busca de relações abstratas que aparentemente não ocupavam nenhum lugar na escola dos seres’ era encarada como uma ‘ciência vã’. Sabe-se que dentre os 17 colégios Jesuítas, apenas 8 ensinavam algum tipo de matemática embutidas em disciplinas como