tcc acão social
O Colégio Estadual Santa Cândida tem a sua história vinculada à historiografia do próprio bairro, com a chegada de muitos imigrantes, na sua grande maioria de origem polonesa, os quais consideravam a educação dos seus filhos como uma preocupação constante, mesmo que as crianças e os jovens estivessem ocupados na ajuda com os trabalhos na lavoura. Sendo assim, os colonos solicitaram a construção de uma Casa Escolar. Com a nomeação do Padre Leon Niebieszczanski, como responsável pela Igreja de Santa Cândida, o mesmo começou a preocupar-se com a educação das crianças da comunidade e insistiu junto à Madre Geral da Congregação das Irmãs Franciscanas da Sagrada Família de Maria, Ir. Sofia Koncza, que fosse enviado algumas Irmãs para cuidar do trabalho de Ensino Escolar. A Madre, percebendo a necessidade, prometeu que as Irmãs assumiriam tal atividade.
Em 1º de julho de 1912, chegaram da Polônia, as Irmãs: Ir. Ludvica Babula e Ir. Ana Kornowski, pertencentes à Congregação das Irmãs Franciscanas da Sagrada Família de Maria, com sua sede Geral na Polônia, com a missão de auxiliar o Padre nas atividades da Igreja e para assumir a Escola que recebeu o nome de Santa Cândida, como já eram denominados o Bairro e a Igreja.
Quando as Irmãs aqui chegaram, lhes foi apresentado uma casa de madeira velha e pequena, em péssimo estado e que estava sujeita a desabar com qualquer vento mais forte. Após as Irmãs acomodarem-se, as aulas foram iniciadas, de princípio com 64 alunos, que acomodavam-se nesta simples e humilde casinha de madeira, com apenas duas salas de aula. Não havia água, nem luz, muito menos calçamento pelas ruas. Os alunos dispunham de torneira na entrada para lavar os pés e calçados, sujos de barro que tinham que enfrentar até chegar ao local. Foi assim durante dez anos.
Para essa primeira experiência escolar era cobrado um mil réis por criança e o governo da província ajudava com mais cinquenta mil réis, com isso as Irmãs além de