ESCOLA DE GESTORES
CUUSO DE ESPECIALIZAÇÃO À DISTÂNCIA
SALA DE POLÍTICAS E GESTÃO NA EDUCAÇÃO – TURMA 5
Conceição Cezária Cruz de Paiva Oliveira
Atividade Final
A Escola de Gestores nos possibilitou pensar a respeito de como devemos efetivar uma gestão democrática em nossa escola e como anda o sistema de ensino, principalmente da escola em que atuo. Não temos dúvidas que esse estudo ajudou, pois, estávamos com a ideia fixa apenas no fato de que a eleição direta, tanto para o Conselho Municipal de Educação, bem como para o cargo de diretor das escolas municipais, estaríamos efetivando a gestão democrática junto à rede educação municipal de educação (REME). Realmente estávamos enganados: apenas o processo eletivo, mesmo que pelo voto direto, envolvendo pais, professores, alunos e funcionários, não garante uma gestão democrática.
A Escola de Gestores vem nos mostrando que a gestão democrática deve ser um processo político, onde todos os membros da Escola devem discutir, deliberar, planejar, solucionar problemas e, encaminhar, acompanhar, controlar e avaliar as ações voltadas ao desenvolvimento da escola. Esse processo deve ser sustentado no diálogo e na alteridade, tendo como base a participação efetiva de todos os segmentos da comunidade escolar, o respeito a normas coletivamente construídas para os processos de tomada de decisões e a garantia de amplo acesso às informações aos sujeitos da escola.
Pelo que foi estudado nessa sala ambiente que estamos encerrando, os problemas enfrentados, tanto em nossa escola, como na rede de ensino, permeiam fatores históricos relacionados com a escola pública brasileira, que infelizmente foram pautados nos princípios autoritários. As pessoas que trabalhavam nesse tipo de escola, viam-se proprietárias delas. Os professores eram instruídos para não estimular a participação comunitária, pois, ameaçaria sua autoridade pedagógica. Os dirigentes das escolas não socializam o poder, pois, tinham medo de