contabilidade de custo
Os Sistemas de Custeio teve sua evolução com o aumento da participação dos custos indiretos na composição dos custos totais e o aumento da diversificação dos produtos e processos, onde o sistema de Custeio tradicional já não fornecia sinais precisos. Devido a esse aumento de custos indiretos, produtos e processos, que surgiram novas técnicas inovadoras como o Custeio ABC. Porem, as empresas só despertou para a nova realidade por volta de 1980, para assim acompanhar o mercado juntamente com as tecnologias.
2 – O que é o Sistema de Custeio ABC?
O Sistema de Custeio ABC permite melhor visualização dos custos através da análise das atividades executadas dentro da empresa e suas respectivas relações com os objetos de custos. Nele, os custos tornam-se visíveis e passam a serem alvos de programas para sua redução e de aperfeiçoamento de processos, auxiliando, assim, as organizações e tornarem-se mais lucrativas e eficientes. O objetivo do Custeio ABC é suprir as necessidades de informação precisas sobre o custo.
3 – Com base no texto apresentado, podemos afirmar que o Sistema de Custeio ABC consiste no melhor Sistema de Custeio para as empresas brasileiras contemporâneas? Justifique a sua resposta.
Sim, com o aumento do número de empresas concorrentes, e com as dificuldades dos processos produtivos, acredito que o Sistema de Custeio ABC venha ser o melhor para fins gerenciais, pois é uma verdadeira ferramenta de gestão que acompanha a visão empresarial moderna nos processos de negócios, trazendo informações precisas sobre o custo de cada produto.
4 – Efetue uma comparação pessoal sobre o desempenho dos seguintes Sistemas de Custeio: Custeio por Absorção, Custeio pelo Método Marginal e Custeio pelo Método ABC. É possível o Gestor de Custos utilizando simultaneamente dos três métodos?
Sim, pode ser possível o Gestor utilizar os três métodos simultaneamente, pois cada método é utilizado para um fim, o método de