Escola Cognitiva
A escola cognitiva está ligada ao campo da psicologia, e tem como objetivo principal compreender e ter uma visão ampla de estratégias, como elas são formadas e sobre quais circunstâncias.
E que por ser um dos pilares que está ligado a estratégias e desenvolvimento das organizações, tem chamado muita a atenção de pesquisadores nos últimos quinze anos, que busca entender cada vez mais a mente dos executivos/estrategista para aprimorar mais as técnicas, de fato pode-se dizer que tem muito que ser melhorado quando falamos de escola cognitiva, pois se trata de algo bastante complexo e abstrato.
Os estrategistas desenvolvem seus conhecimento e pensamentos através da experiência direta e que, com isso, forma-se o pensamento de se fazer as coisas, moldando assim, uma experiência subsequente. Esse é um dos papéis central da escola cognitiva.
COGNIÇÃO COMO CONFUSÃO
Precisamos entender como os vieses influenciam nas tomadas de decisões (Processamento das informações).
Raciocínio por analogia: Buscar todas as informações necessárias, estar ciente das posições em que cada um ser encontra na atual situação, para que em seguida seja tomada a melhor decisão baseada no objetivo.
Ilusão de controle: É quando já tem uma decisão definida para determinada estratégia, porém quando se depara com a real situação e encontra o contrario isso faz com que adote uma postura mais cautelosa pra evitar problemas.
COGNIÇÃO DE MAPEAMENTO
O mapa representa as percepções, e as pessoas veem o que esperam ver, ou seja, quando se está perdido, qualquer mapa serve! Pois uma representação mental errada e melhor que que nenhuma representação, é base para encorajar e estimular a ação.
Não importa o quanto ele seja grosseiro, pois a experiência diante da situação vivida vai contar muito, pois com a base no mapa e a sua visão do ambiente é possível encontrar alternativas e buscar padrões.