Escola bilingue
Learn,Lernen,imparare, apprendre; estudos mostram que, no primeiro ano de vida, a criança tem a capacidade de identificar e discriminar sons com perfeição. Por isso, ao ter contato com a língua estrangeira nessa fase, terá mais facilidade para, no futuro, aprender idiomas sem sotaques. Essa capacidade vai terminando no final do primeiro ano afirma Elvira S. Lima, pesquisadora em desenvolvimento humano, pois a criança começa a selecionar os fonemas da língua que vai falar.
Muitas discussões entre pesquisadores, psicólogos e educadores a respeito do ensino de outro idioma tem ganhado cada fez mais espaço na midia , afinal de contas nunca foi tão fácil viajar para o exterior com a família, falar com amigos e parentes de outros continentes, assim como assistir `a desenhos naturalmente em duas línguas como por exemplo :”Word World”e Dora a exploradora. A facilidade por meio da tecnologia e da globalização, tem possibilitado `as crianças e um grande numero de famílias brasileiras a vivenciar o bilingüismo dentro e fora de casa.
Pautadas em comprovaçoes cientificas que a aquisição de diferentes idiomas antes dos 7 anos pode incrementar o amadurecimento linguistico, cognitivo e social infantil, o numero de escolas bilingues tem aumentado de forma significativa.
No âmbito escolar,em sala de aula, o professor estimula a segunda lingua com jogos simbolicos, livros, fantoches, musicas entre outros recursos para promover desafios e afetividades, investigar as curiosidades e ampliar conceitos culturais.
No entanto muitos pesquisadores alertam que é preciso respeitar o tempo de cada criança, dando –lhe espaço para a fantasia e a criatividade. Os resultados de diferentes estudos, como o do professor doutor David W. Green (1998), do departamento de psicologia da University College London, entre crianças mono e bilíngues, sugerem que há uma diferença perceptível no