Escola Aberta
Introdução.
O Programa surgiu a partir de um acordo de cooperação técnica entre o Ministério da Educação e a UNESCO, com o objetivo de melhorar a qualidade da educação, promover a inclusão social e a construção de uma cultura de paz a partir da relação entre escola e comunidade. O trabalho é realizado em escolas públicas, nos fins de semana, quando alunos e comunidade desenvolvem atividades diversas incluindo ações educativas que contribuem para valorizar o jovem, afastando-o da violência e integrando-o à escola e à comunidade. O programa é desenvolvido por meio de parcerias com todas as esferas governamentais. Para participar, as secretarias estaduais e municipais de educação devem procurar a Secretaria de Educação, Alfabetização e Diversidade (SECAD) do Ministério da Educação, propondo um projeto para a rede pública local.
Proposta do programa Escola Aberta. Programa é fruto de cooperação técnica entre o Ministério da Educação e a UNESCO e está, desde 2004, em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (SEDU), sendo desenvolvidos nas escolas estaduais de Ensino Fundamental e Médio nos municípios da região Metropolitana Linhares e Cachoeiro de Itapemirim. O programa Escola Aberta viabiliza a abertura de escolas estaduais e municipais nos finais de semana, oferecendo gratuitamente a seus alunos e a toda comunidade oficinas nas áreas de esporte, lazer, educação, cultura e formação inicial para o trabalho.
A ideia é tornar as escolas públicas de educação básica espaços alternativos para o Desenvolvimento de atividades complementares às ações educacionais, nos finais de semana,
Melhorando a qualidade da educação, contribuindo para a construção de uma cultura de paz,
Reduzindo os índices de violência e aumentando as oportunidades de emprego aos jovens,
Sobretudo àqueles em situação de vulnerabilidade social. Oficinas e atividades de lazer,
Esporte, educação e cultura serão oferecidas aos alunos e à comunidade, transformando a