Projeto "escola aberta à comunidade"
Escola Aberta à Comunidade
Justificativa do projeto de intervenção
Após a realização do diagnóstico de necessidades, começamos então pensar qual a melhor forma de intervir na escola, no sentido de minimizar os problemas encontrados.
Os problemas encontrados foram vários como se pode constatar com o relatório de diagnóstico de necessidades. Estes estão essencialmente relacionados com falta de recursos humanos em diversas áreas, sendo que, a área em que nos pareceu mais urgente uma intervenção, devido à sua importância dentro da escola, é a biblioteca.
A biblioteca e centro de recursos enquanto espaço aglutinador dos recursos educativos multimédia existentes na escola, assume um importante papel no processo de desenvolvimento das crianças ao permitir a realização de práticas geradoras de aprendizagem e de construção de conhecimento, partilhadas por toda a comunidade educativa.
Conscientes desta importância pretendemos levar a cabo o presente projeto, no sentido de tornar a biblioteca e centro de recursos um espaço que gradualmente se vá transformando num centro de interesses diversificados e facilitador da utilização dos recursos existentes.
Assim sendo, para resolver os problemas inerentes à biblioteca pareceu-nos urgente dar continuidade ao projeto workshop da leitura, ou a chamada hora do conto. Como a nossa intervenção para dinamizar a biblioteca acabaria no final do segundo semestre, pensamos em soluções que permitissem que este projeto tivesse continuidade depois da nossa intervenção.
Portanto o nosso grande problema passa pela falta de recursos humanos na biblioteca, que impede o funcionamento deste espaço na sua totalidade, bem como, a falha na catalogação dos livros que ainda não estão ao dispor dos alunos e da comunidade escolar pelo mesmo motivo.
Assim sendo pretendemos tornar a biblioteca um espaço mais dinâmico e em ultima análise tornar a escola e a biblioteca mais aberta à comunidade. ”Promover a leitura, os recursos e serviços da