Relatório
TÓPICOS DE FÍSICA GERAL E EXPERIMENTAL
MSc. Thyago F. Mangueira
Cálculo de π
Equipe: ....
Brasília, Abril de 2013 Objetivos
O objetivo do experimento é encontrar e analisar o valor aproximado de PI (π), através de diferentes objetos de medição, que são eles: paquímetro, micrômetro e régua. Considerando os erros experimentais de cada um deles podemos afirmar qual equipamento é mais adequado para medir um determinado objeto.
Introdução
Para calcular o valor aproximado de PI (π) divide-se o comprimento da circunferência pelo seu diâmetro (π = C/D) e consequentemente encontra-se essa constante matemática.
Arquimedes foi um dos primeiros matemáticos que procurou calcular esse valor, e encontrou para PI (π) um valor entre 3,1408 e 3,1428. Posteriormente outros matemáticos encontraram o conceito de que PI (π) é um número irracional não periódico. Atualmente esse valor é aproximadamente 3,141592... Essa constante matemática é utilizada para cálculos diversos envolvendo circunferências.
Usando alguns instrumentos de medidas como: paquímetro, micrômetro e régua, foram medidos alguns objetos para comprovar que dividindo-se o comprimento da circunferência pelo seu diâmetro encontra-se um valor aproximado para PI (π). Materiais Utilizados: * 1 (um) cilindro;
* 1 (um) paquímetro;
* 1 (uma) régua;
* 1 (um) micrômetro;
* 1 (uma) folha de papel A4.
Procedimentos e Resultados klll
No laboratório, foi apresentada uma proposta, que era calcular o valor estimado de PI (π), foram utilizados uma folha de papel e uma régua para obter a medida do comprimento da circunferência do cilindro, para chegar ao resultado desejado tiveram que envolver o cilindro com a folha de papel e medir esta com a régua. Para calcular o diâmetro utilizaram três instrumentos: paquímetro, micrômetro e régua. Para utilizar todos eles na mesma unidade de medida tiveram que transformar a medida da