Filosofia - socrates e platão
Começa pelo próprio termo "Sofistas" que etimologicamente significa sábio. E Sócrates por sua vez acreditava quea sabedoria começa pelo reconhecimento da própria ignorância. "Só sei que nada sei"; é, para Sócrates, o principio da sabedoria. Mas além disso, os Sofistas não acreditavam em uma verdade unica, não existia uma verdade universal tudo dependia do contexto histórico. Até o conceito de justiça era temporário e relativo, modificava dependendo da época e local. Já os Socráticos defendiam que existia uma verdade unica e universal, que nunca variava. A virtude seria sempre virtude independente do local ou cultura. A filosofia socrática retirava o poder dos homens e o repassava a uma entidade superior.
2 - O que são Ideias ou formas Inteligíveis? Quais suas principais características?
Seu principal argumento era que um método necessita, para a sua aplicação correta e eficaz, de um fundamento teorco que estabeleça exatamente os critérios segundo os quais o método é aplicado de forma correta e eficaz. Ou seja, se não possuirmos critérios para determinar quais as definições que podem ser efetivamente consideradas válidas, não temos como saber se o método de análise realmente produziu o esclarecimento a que se propõe. É necessário desenvolver uma teoria sobre a natureza dos conceitos e das definições a serem obtidas. É esse o papel da famosa teoria platônica das ideias ou das formas, que pode ser considerada o início da metafisica clássica.
É o conhecimento obtido através do intelecto (pensamento). A pessoa é capaz de entender algo mesmo sem ter visto, ouvido ou tocado. Se difere do conhecimento sensível que depende dos cinco sentidos para ser compreendido.
3 - Explique como e por que, para Platão, a Filosofia consiste em passar da aparência sensível à essência inteligível das coisas, da opinião à ideia?
A filosofia corresponderia a um método para se