Filosofia (Sócrates e Platão)
Curso: Psicologia
Página 39
1) Qual o sentido e a importância da contribuição dos filósofos pré-socráticos para a formação e o desenvolvimento da tradição filosófica?
Resposta: Pré- socráticos, são filósofos que buscavam através dos elementos da natureza explicações para a origem de tudo. Pré-socráticos porque vieram antes de Sócrates, também são conhecidos como naturalistas da Physis, ou seja, filósofos da natureza. Eles foram os iniciadores da Filosofia e também os criadores da ciência ocidental, foram os grandes sábios da Grécia antiga. Com eles, a humanidade começou a refletir sobre as causas naturais do universo e sobre a origem a vida humana. Os principais pré-socráticos e suas teorias a cerca da origem de tudo a seguir:
Tales de Mileto: Acreditava que o princípio de todas as coisas se dava através da água.
Anaximandro de Mileto: Discípulo de Tales de Mileto, viveu por volta de (610 - 547 a.C.) foi um geógrafo, matemático, astrônomo, político e filósofo. Foi o primeiro filósofo a criar o tratado do Ocidente, e do primeiro escrito grego em prosa. Para ele o principio é o infinito.
Anaxímenes de Mileto: Foi o terceiro filósofo de Mileto, nasceu e viveu por volta de (588-524 a.C.) e fez importantes contribuições à filosofia. Discípulo de Anaximandro, considerou que o principio se dava através do ar.
Herácllito de Éfeso: Ele trouxe a idéia do Devir, onde para ele tudo flui, nada persiste.
Parmenides: Fundador da escola Eleática, foi na sua escola que nasceu a ideia de ontologia, ele foi o fundador da escola eleática, destinada a ter uma grande influência no pensamento grego. Ele foi um pensador radical no âmbito da Physis, pois se preocupou com a essência do ser para explicar o princípio de tudo e, revolucionou sua época.
Pitágoras: Nasceu por volta de (570 a.C. e 571 a.C.), recebeu instrução matemática e filosófica de Tales e de seus discípulos. Foi ele quem concebeu os números como princípio das coisas. Para ele o