Ti da informacao
Exemplo prático que mostre a importância do ICMP na internet:
Quando tentamos nos conectar a um servidor por uma conexão IP, o campo do pacote IP tem o campo TTL que vai sendo decrementado a cada passagem pelo roteador até chegar a zero. Se chegar a zero, quer dizer que o servidor não recebeu o pacote, por não estar disponível, ou por problemas na conexão, então um pacote com uma mensagem de erro ICMP é mandado para o cliente requisitor. O ICMP tem a importância de avisar sobre eventuais erros que ocorram na internet.
Diferenças entre Ipv4 e Ipv6:
Algumas diferenças podem ser notadas como o aumento do endereçamento de 32 bits do Ipv4 para 128bits para o ipv6, alguns campos do ipv4 tornaram-se opcional, deixando o processamento mais veloz do datagrama ipv6. Das diferenças talvez a mais significativa seja no tratamento sobre tamanho de datagrama. No projeto ipv4, se o datagrama recebido fosse grande para o enlace de saída, o pacote de dados do datagrama era fragmentado em pacotes menores, e era setado um flag, para controle de entrega e um deslocamento, para cada pacote saber sua posição ao chegar ao destino. No projeto ipv6, se um pacote for maior que um enlace de saída, o pacote é descartado, e é mandada uma mensagem ICMP para o transmissor reenviar os dados usando um pacote menor. Nisso o ipv6 ganha porque acelera a repassagem do IP na rede.
Fragmentação de pacotes IP:
Como os protocolos de enlace usam diferentes medidas de MTU, que delimita a quantidade máxima de pacotes que o enlace pode carregar, pode ocorrer uma situação onde o enlace de saída tenha uma MTU menor que o enlace de entrada. Se o datagrama for ipv4, a solução é a fragmentação dos datagramas de dados em datagramas menores.
Com isso quem remonta são os sistemas finais. A partir dos campos de identificação, flag, e fragmentação.
Funcionamento:
Quando o roteador precisa fragmentar um datagrama, cada parte tem o end. fonte, destino e