Plano de informação e de TI
Plano de Informação e de TI
Belo Horizonte
Novembro de 2011
Plano de Informação e de TI
Trabalho de pesquisa, apresentado a disciplina de Fluxos da Informação, visando créditos e consolidação do conhecimento.
Área de concentração: Engenharia de Produção, Noite.
Orientador:
Belo Horizonte
Novembro de 2011
Resumo
Antes de se falar em Planos de informação e de Tecnologia de Informação (TI), se faz importante ressaltar o valor da informação para as organizações. É fácil observar que a informação de qualidade (relevante, precisa, clara, consistente, oportuna) possui um valor significativo para as organizações, podendo ser aplicada em diferentes contextos (LESCA e ALMEIDA, 1994 apud, GESTÃO ESTRATEGICA DA INFORMAÇÃO – ADRIANA BEAL, 2004)
Obviamente a qualidade da informação das decisões irá depender tanto da qualidade da informação adquirida quanto da capacidade dos tomadores de decisões interpretá-las e usá-las na escolha das melhores alternativas.
Segundo Emerson Alecrim em 24/02/2011, define-se Tecnologia de informação como o conjunto de todas as atividades e soluções providas por recursos de computação que visam permitir o armazenamento, o acesso e o uso das informações. Na verdade, as aplicações para TI são tantas que existem várias definições para a expressão e nenhuma delas consegue determiná-la por completo.
A partir da necessidade do uso da Informação e da Tecnologia da Informação, surgiu a carência de um tipo planejamento para aproveitar todos os benefícios oferecidos por esses recursos. Foi nesse momento que começaram a desenvolver o Plano de Informação e de TI com o objetivo de alinhar as ações de Tecnologia da informação e comunicação aos objetivos estratégicos institucionais adequando todos os processos e fazendo gestão da informação.
Palavras-chave: Tecnologia, Informação, Comunicação.