TI Tecnologia da Informação
Na segunda metade do século XX testemunhou-se uma revolução nos métodos e sistemas de computação, organização de dados e comunicação. Os computadores evoluíram de equipamentos de laboratório, para equipamentos disponíveis para grandes e médias empresas, até se tornarem artigos de consumo, disponíveis para todas as organizações de qualquer porte e ramo de atividade bem como para uso pessoal. Da mesma forma, redes de computadores evoluíram de conexões entre poucos computadores e pequenas redes locais, à Internet, a grande rede mundial. Dessa forma, inicia-se o século
XXI com um cenário novo, onde ocorrem grandes inovações tecnológicas, viabilizando a convergência das tecnologias de comunicação (telecomunicações/telefonia), televisão, informática (hardware e software) e automação, ao que passou a se denominar Tecnologia da Informação e da Comunicação - TIC (OLIVEIRA, 2007).
Há uma diversidade de conceitos para o termo tecnologia da informação e da comunicação (TIC), que genericamente chamamos de tecnologia da informação (TI); alguns autores afirmam que a TI é apenas a infra-estrutura de suporte aos
Sistemas de Informação (SI); outros consideram a TI mais abrangente: além dos SIs e da infra-estrutura de suporte aos mesmos (equipamentos e pessoal), o termo envolve técnicas de implementação, operações eficientes, capacitação, comunicação e meios de acesso (redes, Internet etc.).
Para Laurindo (2008, p. 2), deve-se entender o conceito de tecnologia da informação de forma ampla, englobando sistemas de informação, telecomunicações e automação, todos integrados e convergentes, sendo empregados pelas organizações para capturar dados e fornecer informações e conhecimento.
Turban, McLean e Wetherbe (2004) em uma definição mais restrita, os autores colocam que a TI diz respeito ao aspecto tecnológico de um sistema de informação. Ela inclui hardware, bancos de dados, software, redes e outros dispositivos.
Porém, às vezes, o termo TI