PROJETO Oficina de Violão Escola Aberta
Escola Aberta
Fruto de um acordo de cooperação técnica entre o Ministério da Educação e a Unesco, o programa Escola Aberta tem por objetivo contribuir para a melhoria da qualidade da educação, a inclusão social e a construção de uma cultura de paz, por meio da ampliação da integração entre escola e comunidade; ampliação das oportunidades de acesso à formação para a cidadania e redução de violências na comunidade escolar (conferir anexo). Essa contribuição para a melhoria da qualidade da educação se dá com cursos e oficinas diversas, jogos de mesa e esportivos diversos, aulas de dança, Biscuit, etc. Dentre as numerosas oficinas, temos a de violão na Escola Municipal Antônio Salles Barbosa localizada no Bairro Tirol em Belo Horizonte – MG, principal tema desse projeto.
Oficina de Violão:
A música integra a sociedade humana praticamente desde o seu surgimento. Sabe-se que nela podemos encontrar elementos importantes que contribuem para a formação intelectual e moral do homem. Haja vista na Grécia antiga, onde ocorreu à institucionalização da educação, a arte musical constituiu em caráter obrigatório os currículos educacionais daquele período, pois, era considerada como meio de desenvolvimento da alma. Entretanto, os gregos não preconizavam o ensino musical apenas como mero aprendizado dos sons, eles tinham como finalidade primordial a formação de cidadãos para integrar a sociedade estatal.
Baseando-nos nesta ideologia grega, a oficina de violão visa contribuir pela formação de alunos dispostos em exercer a função plena de cidadania através da música. A arte musical pode facilitar nos diversos tipos de aprendizado ao agir de maneira interdisciplinar. Desta forma, a música desempenha um importante fator no educando estimulando a criatividade, o raciocínio, a reflexão, a crítica e a socialização, além de ser uma atividade recreativa, lúdica e prazerosa. Sendo assim, o ensino da música, voltado não apenas no aprendizado sonoro, proporciona na