Orquestra jovem Vallourec
É um projeto cultural que oferece aos jovens da comunidade e aos estudantes da rede pública de Belo Horizonte a prática da música instrumental.
2- Quais são os instrumentos usados na orquestra?
Os instrumentos usados são Violão, Viola, Violoncelo, Contra Baixo, Flauta Transversal e Doce, Trompete, Fagote oboé, Percussão.
3- Como esse projeto surgiu na escola? Como foi essa iniciativa?
Inspirado no Maestro Heitor Villa Lobos um dos primeiros a introduzir a música cultural nas escolas, o projeto teve início em 2005 numa iniciativa da Imago Mundi Cultural.
4- Quantas apresentações já foram realizadas na orquestra?
A orquestra tem mais de 200 apresentações, realizadas para cerca de 60 mil espectadores.
5- A orquestra faz parceria com alguma empresa?
Sim com a Vallourec, Lei Estadual de Incentivo à Cultura e o Governo de Minas.
6- Os alunos que participam da orquestra fazem algum curso? Sim, eles participam de cursos de formação musical e das oficinas de musicalização do projeto.
7- Para as pessoas que têm interesse de participar da orquestra com quem ela deve se comunicar?
Ela deve se comunicar com o maestro Rogério Vieira ou com o professore Alexandre Barros.
8- O projeto conta com duas orquestras infanto-juvenis de níveis diferentes?
Sim para a formação de uma orquestra é necessário um longo processo, no qual, pouco a pouco, incorpora-se o aprendizado técnico, que no futuro se transformará em resultado artístico. Todo essa bagagem musical que esses jovens recebem é devolvida à comunidade na forma de apresentações abertas à população em geral.
9- A orquestra gera oportunidades de emprego e renda para os alunos?
Sim. A formação de público no interior do estado e em Belo Horizonte, a qualidade do planejamento pedagógico e da formação musical, favorece também a atuação de vários integrantes da orquestra em grupos profissionais, fora do âmbito do projeto, significando dessa forma geração de