Resumo texto projeto escola aberta
Essa condição econômica reflete diretamente na estrutura da cidade, focada principalmente nas estruturas habitacionais, mas também em outras áreas de desenvolvimento social: saúde, educação, segurança pública, cultura, esporte, lazer etc.
Para amenizar esses problemas se busca alternativas como programas de lazer como um instrumento de participação social de seus cidadãos e acredita-se que as escolas possam a vim ser um espaço privilegiado de lazer para a população. Antigamente as escolas eram lugares respeitáveis e preservados, elas eram o caminho para o crescimento social na qual se adquiria conhecimento e aonde se tinha um ambiente propício para convivência em grupo e para o exercício da cidadania, porém a violência tem feito dela um de seus cenários, então se acredita que a apropriação da escola pela comunidade é uma grande arma contra a violência. Pensando nisso a prefeitura municipal de Mauá implantou o projeto “Escola Aberta” através da política de democratização do acesso aos espaços públicos e descentralização de serviços, na qual transforma 10 escolas em centros populares de lazer, este projeto tem como objetivo abrir o diálogo entre a sociedade e a escola, para que criem vínculos sólidos e verdadeiros, fazendo com que a escola seja entendia não só como um espaço para a educação formal mas também como um local de convivência prazerosa entre pessoas de diferentes idades.
O projeto oferecia ao público, atividades de lazer sócio- educativas que despertem posturas cooperativas, que desenvolvam atitudes criativas, de superação de dificuldades. Como proposta inicial se tem atividades como a capoeira e o hip hop, que foram difundidas na periferia da cidade e estas se mostraram muito procuradas nas edições do Projeto Férias, a ginástica