Escoamento de soja no porto de Santos
GRADUS
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO PORTUÁRIA
PROJETO APLICADO
Amanda Beatriz Silva do Couto
Fabiana Yanes Fernandes
Felipe Yanes Fernandes
Jair da Rocha Silva
Lais Nascimento dos Santos
Luis Felipe Silva de Oliveira
Romulo Florindo Ferreira Pinto
Sabrina Olímpia Lopes Venâncio
Thaís Costa dos Santos
Orientação: Prof. Luis Carlos Demetrio Laranjeira
Santos
2014
UNIMONTE
GRADUS
O ESCOAMENTO DE SOJA NO PORTO DE SANTOS
Curso Superior de Tecnologia em
Gestão Portuária
4º módulo
Santos
2014
INTRODUÇÃO
A soja chegou ao Brasil em 1882, com seu ponto de partida dos Estados Unidos. Em 1891 foi realizado o primeiro teste de adaptação pelo Instituto Agronômico de Campinas, realizado pelo professor Gustavo Dutra. Neste mesmo período o Instituto Agronômico de Campinas fez as primeiras distribuições de sementes de soja para produtores paulistas, entretanto o primeiro cultivo de soja no Brasil deu-se no estado do Rio Grande do Sul, onde foram encontradas possibilidades de se expandir devido às condições climáticas semelhantes às de sua origem.
A soja é um dos produtos agrícolas de maior produção dentro do país, onde possui 49% de área plantada de seus grãos. O grão tem como destino principal a China, a qual utiliza a grande maioria da soja recebida para fabricação de ração animal, além disso, tem-se um aumento significativo da soja na alimentação humana. A indústria nacional transforma por ano cerca de 30,7 milhões de toneladas de soja produzindo 5,8 milhões de óleo comestível e 23,5 milhões de farelo. Um dado interessante é que a soja e seu farelo possuem um alto teor de proteína e qualidade, que os permitem adentrar mercados exigentes como os da Europa e Japão.
Segundo uma pesquisa realizada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) as estimativas para soja indicam uma produção brasileira em 88,9 milhões de