ESCHERICHIA COLI ENTEROTOXIGÊNICA (ETEC)
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO
2. GENERALIDADES
3. DESCRIÇÃO DA DOENÇA
4. AGENTE ETIOLÓGICO
5. OCORRÊNCIA
6. RESERVATÓRIO
7. PERÍODO DE INCUBAÇÃO
8. MODO DE TRANSMISSÃO
9. SUSCEPTIBILIDADE E RESISTÊNCIA
10. CONDUTA MÉDICA E DIAGNÓSTICO
11. TRATAMENTO
12. ALIMENTOS ASSOCIADOS
13. MEDIDAS DE CONTROLE
14. MEDIDAS PREVENTIVAS
15. VACINA DUKORAL
16. REFERÊNCIAS
1. INTRODUÇÃO
A Escherichia coli é uma bactéria comum, que ocorre normalmente em nosso organismo, sem causar maiores danos à nossa saúde. No entanto, existem variantes genéticas de E. coli que podem causar doenças em pacientes susceptíveis. As variantes de E. coli enterotoxigênica (ETEC) produzem dois tipos de enterotoxinas que são diferenciadas pela sua estabilidade ao calor: uma delas a heat-stable enterotoxin (ST) é resistente ao calor e a outra cuja a sigla em inglês é heat-labile enterotoxin (LT) não é resistente ao calor. Ambas se ligam a um receptor glicoproteico existente na superfícia de células epiteliais intestinais, estimulando a produção de um composto( guanosina monofosfato cíclica = cGMP), que leva à perda de eletrólitos (sais) e água para dentro do intestino delgado, causando a diarreia característica da infecção por ETEC.
2. GENERALIDADES Escherichia coli (pronúncia correta: /esqueríquia koli/; também conhecida pela abreviatura E. coli) é uma bactéria bacilar Gram-negativa, que, juntamente com o Staphylococcus Aureus é a mais comum e uma das mais antigas bactérias simbiontes do homem. O seu descobridor foi o alemão-austríaco Theodor Escherich, em1885.
A E.coli assume a forma de um bacilo e pertence à família das Enterobacteriaceae. São aeróbias e anaerobias facultativas. O seu habitat natural é o lúmen intestinaldos seres humanos e de outros animais de sangue quente. Possui múltiplos flagelos dispostos em volta da célula.
Possuem