A bactéria escherichia coli
Instituto de Tecnologia
Faculdade de Engenharia de Alimentos
Microbiologia de Alimentos I
A BACTÉRIA ESCHERICHIA COLI
Alunas: Aline Fernandes Livia Martins
Belém Outubro 2011
1. INTRODUÇÃO
A saúde tem como um dos seus fatores determinantes a alimentação, a qual depende da qualidade sanitária e do teor nutricional dos alimentos que a compõem, indispensáveis à satisfação das necessidades fisiológicas do indivíduo. A qualidade sanitária do alimento depende do controle exercido sobre os perigos químicos, físicos e biológicos, que permeiam todas as etapas da cadeia alimentar, iniciada na produção e finalizada no consumo (ROBBS, 2002; ROSA E CARVALHO, 2004).
O termo alimento seguro significa ausência total de microrganismos capazes de ocasionar toxinfecções alimentares. Milhares de tipos de organismos estão naturalmente presente em nosso ambiente. Alguns causam alterações benéficas ao alimento modificando suas características originais de forma a transformá-lo em um novo alimento como na fabricação de produtos fermentados (FRANCO E LANDGRAF, 2002).
Os microorganismos que podem causar as doenças veiculadas por alimentos são denominados patogênicos e podem afetar tanto o homem quanto os animais (FIGUEIREDO, 2003). Escherichia coli é um dos microrganismos tido como habitante natural da flora microbiana do trato intestinal de humanos e da maioria dos animais de sangue quente, sendo, portanto, normalmente encontrado nas fezes destes animais. Muitas cepas de Escherichia coli não são patogênicas. No entanto, certos sorotipos são patogênicos para o homem e para outros animais e estes