carro movido a hidrogênio
ENGENHARIA
Trabalho apresentado para avaliação da disciplina de Gestão Ambiental, ministrada por Alex Moraes, do curso de Engenharia Eletrônica da Universidade Federal Rural de Pernambuco.
Recife, 2014 Solução tecnológica ecologicamente viável – Carro movido à hidrogênio
Especialistas apostam que o hidrogênio será a grande fonte de energia futuramente, quando se imagina que as reservas conhecidas de petróleo, carvão e gás estarão em baixa e o nível de dióxido de carbono na atmosfera atingirá patamares insuportáveis.
Os aviões serão os primeiros a aderir ao hidrogênio, um combustível que embora mais inflamável, pesa um terço do querosene utilizado atualmente. Logo, com a mesma quantidade de combustível, um avião poderia ficar o triplo de tempo no ar ou levar 60% mais carga, desta forma, compensaria o custo ainda muito alto do hidrogênio. Além do desafio de obter hidrogênio a baixo custo e em grande quantidade, é preciso saber armazená-lo para evitar explosões.
Segundo especialistas, o combustível do futuro é caro justamente por não ser encontrado em poços ou minas, como o petróleo ou o carvão. Na verdade, para produzir o hidrogênio, que inexiste em estado puro na natureza, ainda é necessário gastar mais energia do que será obtida. Por isso, enquanto não houver um avanço maior, ele só será usado em grande escala fazendo com que suas qualidades superem suas limitações.
O hidrogênio pode ser obtido através de uma fonte limpa, a água. Para isso, usa-se um processo denominado eletrólise, que consiste em separar os elementos de uma substância fazendo circular eletricidade por ela, esta ainda é a maneira mais inteligente de se obter o hidrogênio. Este hidrogênio formado volta a se combinar com o oxigênio formando novamente a água. É por isso que em vez de fumaça malcheirosa o escapamento dos automóveis movidos a hidrogênio liberará apenas o inofensivo