Os carros com combustiveis alternativos
É possível impulsionar automóveis com outras fontes de energia, como hidrogénio, ar comprimido e até café
A busca por novos combustíveis e fontes de energia eficientes e renováveis é talvez o maior desafio do século XXI. Com o fim do petróleo, motores a gasolina e diesel estarão comprometidos, ao passo que os carros elétricos, tidos como solução, poderão sobrecarregar centrais eletricas caso sejam adotados em massa e exigem alterações adequadas nas infraestruturas de abastecimento. Por isso, é preciso procurar mais alternativas.
Outro problema é a poluição. Portanto não importa procurar só novas alternativas de propulsão, mas essas também devem ser limpas, ou ao menos causar menos impacto. Cientistas pelo mundo já têm algumas ideias de como os carros poderão mover-se no futuro. Vejamos algumas delas:
Hidrogénio
O hidrogénio é tido como o combustível do futuro, pois é eficiente do ponto de vista energético e não emite agentes poluentes. Atualmente há duas formas de utilizá-lo em automóveis: queimando-o, em motores de combustão interna, ou convertendo em célula de combustível. Esse segundo processo combina H com oxigénio e como resultado gera eletricidade, armazenada numa bateria que alimenta um motor elétrico convencional. O único carro com essa tecnologia à venda no mundo é o Honda FCX Clarity. Já o primeiro método já é utilizado por marcas como BMW, Mazda e Ford.
Vantagens
Não emitem gases de efeito estufa que são prejudiciais para o bem-estar do ecossistema.
São muito mais eficientes do que os veículos a gasolina.
Fazem mais quilómetros em comparação aos veículos movidos a gasolina, ou seja, um carro com combustível de hidrogénio pode ir até ao dobro da quilometragem que um carro com a mesma quantidade a gasolina.
Maior força do motor e durabilidade. Muitos tipos de motores podem não funcionar corretamente a altas temperaturas, e tendem a sobreaquecer. Motores a hidrogénio, no entanto, podem