Veículos Elétricos e a Célula de Hidrogênio
Veículos Elétricos e a
Célula de Hidrogênio
Alunos: Rayan Roque, Alexandre Martins, Paulo Feitosa, Diego Oliveira
Profº: M.Sc. Antonio Fernando de Carvalho Mota
Disciplina: Introdução à Engenharia
Veículos Elétricos
O veículo elétrico é um tipo de veículo que utiliza propulsão por meio de motores elétricos para transportar ou conduzir pessoas, objetos ou uma carga específica. Esta forma de motorização é a mais eficiente de todas as conhecidas, devido às excelentes propriedades do motor elétrico, que disponibiliza um elevado binário a baixas rotações, mantendo uma potência constante num grande intervalo. Os veículos elétricos são ligados à rede elétrica para serem carregados de energia. Tendo como diferencial ao carro comum: o motor elétrico, as baterias (de chumbo ou íon/lítio), o inversor
(componente que controla a aceleração), os sistemas de gerenciamento, o carregador e a parte eletrônica. Além disso, estes veículos tem a capacidade de regenerar energia.
Historia dos carros elétricos
A história dos carros elétricos bem como sua substituição pelos motores à combustão é cheia de fatos não apurados, suposições e conspirações. Ao contrario do que se pensa os veículos movidos à eletricidade não é uma novidade, eles surgiram antes mesmo dos carros movidos à combustão. Embora não se tenha uma data precisa, os primeiros modelos desenvolvidos surgiram entre 1832 e 1839 na frança e Inglaterra onde um homem de negócios escocês chamado Robert Anderson inventou a primeira carruagem elétrica.
Já no ano de 1881, foi criado o primeiro automóvel elétrico da historia. O carro foi inventado pelos cientistas ingleses Willian Ayrton e John Perry a partir de um triciclo movido a pedal tinha capacidade apenas para uma pessoa e lembrava uma cadeira de rodas atingia uma velocidade máxima de 14 km/h e tinha autonomia de 40 km. Cinco anos depois o alemão Karl Benz registrar a patente do motor a petróleo.
Já em