escalas geograficas- oficina
Márcia Magalhães Gil – Graduação em Matemática (FMU) com especialização em
Educação Inclusiva e Psicopedagogia – prof.marcia.gil@gmail.com
Roseane Pereira Morais –Graduação em Geografia (UFRR) – moraisroseane@ymail.com
Eixo temático : Geografia e Práticas Educacionais
Introdução
A escala cartográfica é um importante elemento presente nos mapas, sendo utilizada para representar a relação de proporção entre a área real e a sua representação. É a escala que indica o quanto um determinado espaço geográfico foi reduzido para “caber” no local em que ele foi confeccionado em forma de material gráfico. A escala numérica é aquela representada por frações, ou razões matemáticas, em que cada 1 cm do mapa representa, na verdade, 1.000.000 cm da área real, ou 10 km. Já a escala gráfica é aquela que representa a medida exata da superfície que está sendo mapeada, por meio de um segmento de reta graduado em quilômetros. Ela se divide em partes iguais tornando mais fácil e prático o cálculo das distâncias.
Palavras-chave: escala cartográfica; ensino de geografia; cartografia.
Ementa
A presente oficina visa trabalhar um aspecto muito importante do ensino da geografia, a utilização de escalas cartográficas. Iremos demonstrar o cálculo das escalas numéricas e gráficas, fornecendo ao professor diferentes abordagens sobre este conteúdo. A noção de escala se refere à representação proporcional de um objeto, ou um fenômeno, por isso é tão importante para o ensino da cartografia, em particular, e da geografia, no geral.
Objetivos
Enfatizando o trabalho com escalas, apresentamos essa oficina onde se define o conceito de escala numérica e escala gráfica, através de atividades manipuláveis, calculando a escala, a medida real do desenho e depois a utilização da tecnologia, usando a ferramenta Google Earth. Assim, como objetivo principal, esperamos que os participantes da oficina possam compreender o uso da