aula 5 biogeografia 2013
Prof. Raul
. A evolução do pensamento biogeográfico pode ser dividido em dois enfoques principais: a biogeografia ecológica e a biogeografia histórica.
. A Biogeografia ecológica analisa padrões de distribuição individual ou populacional em escalas temporais e espaciais restritas. Estes conhecimentos têm sido a base da aplicação da biogeografia em serviços de saúde, como veremos em aulas mais adiante.
. A biogeografia histórica analisa padrões de distribuição de espécies e taxons supraespecíficos, em escalas espaciais e temporais mais abrangentes. Estes conhecimentos poderiam contribuir para o avanço da saúde pública, como queremos
Revista Brasileira de Entomologia 48(2): 149-162, junho 2004
. No campo da biogeografia histórica, um dos enfoques mais importantes é a chamada panbiogeografia (CROIZAT 1958, 1964; CRAW et al. 1999).
. A panbiogeografia surgiu como reação ao dispersalismo de DARWIN (1859) e WALLACE
(1876) - enfoque que pressupõe que as espécies se originam em centros de origem, a partir dos quais se dispersam ao acaso, atravessam barreiras preexistentes e colonizam novas áreas.
Para os panbiogeógrafos, o processo é um pouco mais complexo e deve considerar a vicariância em padrões de distribuição global. Pode ser considerada uma precursora da biogeografia cladística. Revista Brasileira de Entomologia 48(2): 149-162, junho 2004
Vicariância X Dispersão:
Qual processo é mais importante?
. A partir das ideias de Darwin e Wallace, classicamente, considerou-se a dispersão a partir de centros de origem um processo mais importante para explicar a distribuição dos seres vivos. . A vicariância surgiu como explicação alternativa à dispersão em meados do século
XX.
. De fato, o processo de vicariância também inclui a dispersão, ainda que esta tenha ocorrido antes do surgimentos das barreiras geográficas.
Revista Brasileira de Entomologia 48(2): 149-162, junho 2004
Vicariância: