PAIS X FILHOS
Hoje em dia o modo de educação vem sendo muito diferente em muitos aspectos, os pais vem sendo cada vez mais ausentes e os filhos cada vez mais presentes em um mundo que é repleto de drogas e violência.
Talvez tudo isso seja reflexo do modo de educar que os pais vem utilizando, alguns sendo muito rígidos em muitos aspectos e tendo muitas limitações.
Antigamente os pais não tinham medo de atuar como pais, mesmo cometendo excessos em sua autoridade, é sempre mais fácil corrigir um excesso do que superar uma ausência.
Sendo ausentes os pais acabam provocando que seus filhos se envolvam com pessoas erradas e ainda que acabem indo para o caminho errado.
Mas no mundo de hoje, sendo pai e mãe, não se pode ter medo de tomar decisões, dizer não, ou proibir certas relações que acreditem ser perigosas, muitos adolescentes não podendo sair de casa, acabam conhecendo pessoas pela internet, o que pode gerar encontros não muito saudáveis. Os adolescentes sempre buscarão transgredir para crescer, mas não se pode ter medo de ser pai e mãe, de tomar medidas duras. O problema acontece quando os pais viram o rosto, olham para o outro lado, não estabelecem limites ou têm medo dos filhos, e é ai que eles tomam conta de si próprio e acabam se envolvendo onde não devem.
Mas pensando de forma geral, os jovens não só tem o direito como também devem sair, conhecer pessoas, bem como fazer amizades saudáveis. Quem tem filhos tem responsabilidades sobre uma vida. Essa vida precisa de respostas.
Só existe uma maneira da convivência entre pais e filhos ser saudável: os pais convivendo com os filhos, estando presentes em suas vidas, os jovens errando, reparando seus erros e seguindo adiante, e os dois lados agindo com responsabilidade e presença.