Cadeiras – Administração Pública
Índice 1
Aristóteles 2
A Política 2
Introdução 2
Livros 3
I˚ Livro 4
II˚ Livro 6
III˚ Livro 6
IV ˚ Livro 7
V˚ Livro 8
VI˚ Livro 9
VII ˚ Livro 10
VIII˚ Livro 11
Aristóteles
A Política
Introdução
O livro a Política de Aristoteles, encotra-se dividido em 8 livros, dos quais integram-se diversos capítulos. Capítulos que abordam cada uma um diferente tema segundo aquilo que é a concepção de Aristoteles. A política segundo Aristoteles, é necessária na medida em que delimita ou traça os caminhos que homem deve seguir para a obidiência das leis postas pelo Estado. As leis mais úteis, as leis sancionadas com aprovação unânime de todos os cidadãos, tornam-se ilusórias se a educação e os costumes não corresponderem aos princípios políticos ,sendo democraticamente na democracia e oligárquicos na oligarquia; porque é preciso entender que se um só cidadão vive na indisciplina ,o próprio Estado participa desta desordem.
Palavras chave: Estado, Sociedade, Cidadão, Educação
Biográfia
Aristóteles nasceu no ano de 385 a.C. em Estagiros, cidadezinha da Trácia fundada por colonos gregos no lugar onde hoje se situa Stavro, na costa setentrional do mar Egeu.
Era ainda muito jovem quando morreu seu pai, Nicômaco, médico bastante famoso, neto de Esculápio. Um amigo da família, Próxeno, que morava em Estagiros, se encarregou de sua educação.
Aos dezessete anos, foi para Atenas prosseguir seus estudos. Em 367, quando Platão retorna da Sicília e retoma seu magistério na Academia, Aristóteles aparece como um de seus alunos mais assíduos e se distingue por seu ardor e pela excepcional inteligência.
Depois de alguns anos de estudo, rompe subitamente com Platão, mas sem cessar de testemunhar-lhe respeito e continuando a conservar do mestre uma grata lembrança. Permanece, no entanto, em Atenas até 347; presume-se que teria fundado uma escola retórica que lhe valeu grande reputação.
O ensino de Aristóteles compreende duas séries de aulas: de