Porque os alunos não aprendem? a luta por melhorias na educação pública
Ananda Lemos Figueiredo1; Marcio Alexandre da Côrte Guedes2
1 Graduando em Geografia, UERJ-FFP, bolsista CAPES, nanda_bds@hotmail.com">nanda_bds@hotmail.com
2 Graduando em Geografia, UERJ-FFP, bolsista CAPES, madcgetroc@yahoo.com.br">madcgetroc@yahoo.com.br
1 – INTRODUÇÃO
É de grande importância conhecer, analisar e debater as razões das dificuldades dos alunos de escola pública na aprendizagem dos conteúdos escolares e em particular dos conteúdos da geografia. O foco deste trabalho é a pergunta: Porque os alunos não aprendem? Como descobrir que recursos usar pra tornar o aprendizado da Geografia mais encantador e mais ativo (dinâmico) para principalmente os alunos que estão desestimulados as aulas de geografia.
Não basta, portanto aos que se dedicam à docência e a investigação de questões relacionada com o saber geográfico escolar, o domínio de conteúdos e métodos da ciência geográfica. É preciso que se considere, além disso, a relação entre essa ciência e sua organização para o ensino, incluída aí aprendizagem dos alunos conforme suas características físicas, afetivas, intelectuais, socioculturais. (CAVALCANTI, 1998).
Sendo assim apresentar os desafios já encontrados no projeto e as atividades que foram desenvolvidas no mesmo, procurando contribuir no fortalecimento da qualidade do ensino. Para identificar os problemas do ensino de geografia, a proposta é desenvolver estratégias metodológicas de formação de educadores (Ministério da Educação: 2001), que inclui o estabelecimento de vínculos, a negociação de uma proposta de trabalho, o estudo da literatura, o registro (escrito e/ou em vídeo), a valorização e uso de conhecimentos, experiência dos alunos-bolsistas e professores-supervisores; em reuniões regulares.
2 – OBJETIVOS
O objetivo geral deste trabalho é apresentar o subprojeto do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica