Materiais Didáticos nas Ciências Naturais no Ensino do PROEJA Segundo Anísio Teixeira e Paulo Freire
Alessandra Ferreira
Orientador: Fábio Costa Batista
Resumo
Uma das características do ensino profissional ministrado à população de jovens e adultos diz respeito à parte prática e vivencial atualizada da profissionalização. No PROEJA [Programa de Integração da Educação Profissional ao Ensino Médio na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos] existem muitos desafios, dos quais destacamos dois. Um dos maiores é manter o aluno na escola, o outro é reincluir os estudantes no contexto escolar, favorecendo atualização, principalmente, em relação ao mundo do trabalho. Contra estas necessidades e outras, vêm pesando enormemente o baixo nível de escolarização e o sistema mais tradicional de trabalhar algumas disciplinas, notadamente as de Ciências Naturais: Química, Física, Biologia e Matemática. Para tanto há a necessidade de desenvolver mecanismos para uma melhor aprendizagem, tendo como objetivo em primeiro plano verificar o nível de aceitação do modelo de material didático e metodologias e seus resultados, sejam positivos ou negativos. Para que posteriormente possa ser elaborado um material interdisciplinar e de orientação para os docentes e discentes do PROEJA.
Palavras-chave: PROEJA, Ensino de Ciências, Material didático.
1. Introdução
Quando se fala em escolarização e profissionalização não é possível ignorar a revolução digital, a era de um mundo novo e revolucionário. Como se sabe, toda revolução sugere mudanças, nessas circunstâncias, sociais, políticas, econômicas e educacionais. Uma nova ordem se estabelece, as profissões se modificam e a escola, independentemente de seus objetivos e públicos, precisa acompanhar as transformações.
No caso da formação técnica aliada ao ensino regular de nível médio é preciso compreender que a necessidade não é só integrar conteúdos e rever programas, mas também reconhecer e incorporar novos valores,