A Educação por um estudante.
-"Ah meu filho, na minha época, ser professor era ser um doutor"
-"O maior orgulho era ter um educador na família, e olhe que eles não precisavam estudar tanto quanto hoje"
A educação sempre foi o que mais me chamou a atenção, não é a toa que daqui a alguns anos serei licenciado para exercer a profissão. Diante a tantas mazelas, tantos gritos de socorro, de angústia, é que me propus a escrever estas linhas.
Creio que é de conhecimento de alguns que o Brasil, quando se trata da qualidade da educação e valorização do profissional, está ocupando as piores posições no ranking mundial, e ainda assim muitos apontam os professores como culpados das crises educacionais.
Alunos e professores em protesto pela educação em Manaus-AM
Em 2013, uma pesquisa foi realizada pela Varkey Gems, e o Brasil ficou em penúltimo lugar, entre os 21 países, em relação ao respeito e valorização dos seus professores. Os pesquisadores analisaram se a profissão é muito procurada, qual é o status social do magistrado, e se os entrevistados acreditam que os alunos respeitam os docentes. Boa parte dos brasileiros disseram que os professores tiveram influência em suas vidas, outros afirmaram apoiar salários mais altos para os educadores, mas... Mais a frente apenas 20% dos entrevistados disseram que gostariam ou incentivariam seus filhos seguirem a carreira.
Isso aconteceu comigo, sabia? É, meus pais e amigos me perguntaram se estava louco ao escolher o curso.
Hoje, quem sai às ruas, gritando melhorias para determinada área, é taxado como vagabundo que não sabe fazer outra coisa a não ser reclamar. A luta dos profissionais está além, não se reduz a um reajuste salarial digno, mas este está dentre outros, como o assédio moral por parte dos gestores, pais enfurecidos e dos próprios alunos.
É.. Infelizmente os pais são também responsáveis pelo sofrimento de muitos docentes, não