ESCALA DE AVALIAÇÃO DO AMBIENTE EM EDUCAÇÃO INFANTIL
A Educação Pré-Escolar é a primeira etapa no processo de Educação ao longo da vida. Isto implica que durante esta etapa se criem as condições necessárias para que as crianças continuem a aprender, ou seja, que as crianças aprendam a aprender.
Este contexto educativo deve organizar-se num ambiente facilitador do desenvolvimento e da aprendizagem das crianças e proporcionar também ocasiões de formação dos adultos que trabalham nesse contexto. Deste modo, esta organização deve ter em consideração não apenas as condições de interacção entre os diferentes intervenientes - entre crianças, entre crianças e adultos e entre adultos – mas também a gestão de recursos humanos e materiais cujas funções implicam a prospecção de meios para melhorar as funções educativas da instituição.
A educadora tem um papel decisivo na promoção de qualidade no ambiente educativo. Assim, cabe-lhe organizar e aplicar os meios educativos adequados em ordem ao desenvolvimento integral da criança, nomeadamente psicomotor, afectivo, intelectual, social e moral; acompanhar a evolução da criança e estabelecer contactos com os pais no sentido de se obter uma acção educativa integrada.
Qualquer que seja a modalidade de Educação Pré-Escolar, é essencial uma planificação reflectida, individual e em colaboração com outros adultos (educadoras e auxiliares de acção educativa) e crianças, de forma a potencializar o processo educativo.
Neste sentido, o objectivo deste trabalho é fornecer um instrumento de orientação às educadoras, a partir do qual possam definir critérios e metas para implementarem no seu contexto de trabalho, e um instrumento de reflexão a partir do qual seja possível iniciar um processo de discussão acerca das opções subjacentes à prática adoptada. Isto tendo em consideração a qualidade em Educação Pré-Escolar, que segundo Bairrão (1998) apesar da relatividade do conceito de qualidade, existe um forte consenso para aceitar, que a qualidade tem a ver com: (1) as